Avisar ou não avisar ao ganhador(a) do sorteio?


Eu voltei! Como eu disse no post anterior, é muito difícil manter a escola e manter o blog ao mesmo tempo. Fazia muito tempo que eu não escrevia um texto, mas vamos lá, hoje vou falar sobre promoções e sorteios de livros em blogs.

“Avisar ou não avisar ao ganhador(a) do sorteio?”


Tenho certeza que todo mundo gosta de receber um e-mail dizendo que ganhou um livro em um sorteio. Muitos blogs literários existem na internet, e apesar de postar resenhas, novidades e lançamentos, ocorrem sorteios de livros.

A questão é que a maioria dos blogueiros atualmente não avisam mais a ganhadora que ela foi a sortuda. Em alguns blogs encontramos:A ganhadora tem 48h para entrar em contato conosco.” Em minha opinião como blogueira e leitora, não concordo com essa regra. Eu não sei por que fazem isso, mas desconfio que é uma forma de o leitor visitar diariamente o blog. Mas como são muitos blogs e muitos sorteios, duvido muito que o leitor irá lembrar-se de visitar todos os blogs. 

Se essa for a razão da regra, eu acho errado e não usaria no Lendo no Escuro, porque se for para leitores visitarem o blog, seria por gostar dele e não por causa de uma promoção. Avisar não custa nada, a tecnologia permite um envio de e-mail rápido, e também existem as redes sociais. No facebook é possível mandar uma mensagem e até citar no twitter. Se você é blogueira (ou leitora) e sabe a razão desta regra, por favor, me diga!

P.S. Aos blogueiros que adotam esta regra, não tenho nada contra, pois o blog é de vocês, e como donos, decidem o que fazer com o blog. É só minha opinião :D 

Stephanie Millena

10 comentários:

alice aguiar disse...

 eu uso essa regra do seguinte modo, depois de avisar ahusahuasu
tipo se a pessoa ganhar eu mando um e-mail e ela tem tanto tempo pra entrar em contato comigo sabe
mas eu aviso
eu acho chato mesmo, pq teve um blog q eu ganhei, só que eu nao recebi e-mail nenhum.
a pessoa disse q mandou e eu perdi
sendo q eu tinah tres dias pra responder, entao eu caçei o e-mail da pessoa respondi e até agora nada.
até deixei de lado isso u-u

alice aguiar disse...

ok to comentando com meu twitter pq fica mais fácil pelo disqus, mas sou a seguidora alice aguiar ali com o avatar da menina de cabelo rosa XD

Stephanie Millena disse...

É, eu acho essa maneira certa. Avisar, e ter um tempo para entrar em contato. Eu também quase perdi um livro que ganhei em um blog, porque ele não me avisou. Quando eu entrei nos relpys do twitter tinha "@stemillena ainda não entrou em contato (...)" Ele me citou, então eu entrei em contato. Obrigada por comentar! 

Stephanie Millena disse...

Ok, obrigada por comentar! :D

Thamiires ♥ disse...

Super concordo com você, eu acho que não custa nada o blogueiro avisar sabe. É muito injusto a pessoa ganhar e não ficar sabendo.
No meu blog eu mando um email avisando, porque não custa nada.
Beijos, Thami.

www.souseuastral.blogspot.com.br

Laisy disse...

Oi flor! Então... Eu entendo a sua visão e respeito a sua opinião. Eu como leitora, adoro ser avisada de uma promo que ganhei, pois como vc bem disse, nós participamos de tantas que no fim, já não lembramos de acompanhar todas. Mas como vc sabe, tbm sou blogueira e como blogueira, aviso aos ganhadores por email e redes sociais que o mesmo ganhou, tendo 48hs para me responder. Porém, em uma promo a não muito tempo atrás em que tivemos 5 ganhadores, como sempre, eu avisei aos 5 sobre terem ganhado a promo e ocorreu algo muito chato e que eu particularmente não esperava. 4 dos 5 que enviei o email, responderam, pois como somos um blog sério, quando dizemos que vamos entrar em contato, nós realmente entramos. Mas uma ganhadora depois de ter perdido a promo, pois tive que refazer o sorteio pois a mesma não respondeu ao email dentro do prazo, entrou em contato logo depois dizendo que não tinha recebido email nenhum e que eu não tinha enviado nada. Ora! Eu enviei para o email cujo qual a mesma se logou no rafflecopter, e a culpa é minha pq ela não viu a tempo, ou pq caiu na caixa de spam ou pq o email estava errado? Essa situação me deixou tão chateada, mas tão chateada que a minha vontade era de não avisar mais a ninguém e pronto. Mas como todos os outros sempre responderam e sempre foram muito simpáticos, decidi que continuaria a avisar aos ganhadores. Sei que isso não ocorreu só no meu blog, mas em vários outros e é bem provável que os blogs que não avisam aos ganhadores, já tenham passado por isso. Pois é muito chato você se dispor com todo o carinho como é no caso do meu blog, avisar aos ganhadores e vir alguém e dizer que vc não enviou nada e que não fez nada. Acho que é isso. :)

Um beijo

www.perdidasnabiblioteca.com

Wagner Luiz disse...

É isso mesmo,também não concordo com esse prazo de que os blogs fazem para o leitor,e realmente é uma forma de fazer com que os leitores entrem direto em seus blogs.Eu já passei por isso e é horrível.

My Favorite Book disse...

Eu não concordo com isso de alguns não avisarem. Como você disse, hoje está tão mais fácil e rápido, as redes sociais estão aí pra facilitar.
Realmente são muitos blogs e muitos sorteios e também acredito que o leitor tem que voltar porque gosta do blog, das resenhas, das postagens e tal e não por causa de um resultado de uma promoção.
Mas é bom quando tem um certo prazo pra responder ao contato feito.

Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook:disqus 
http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/ 

stemillena disse...

Nossa, que horrível! Por isso que é preciso corrigir os dados antes de enviar, e conferir a caixa de SPAM. Obrigada por comentar :D 

Camila disse...

Oi Stephanie! 
Eu entendo seu lado. Eu gosto de ser avisada, acho o máximo. E quanta as regras, eu uso. Acho que não é obrigar a visitar o blog, já que eu envio um e-mail avisando. Mas por exemplo, você está participando de uma promoção e uma outra pessoa ganha. E ela demora um tempão para responder, pode ser que aconteceu alguma coisa ou ela não recebeu o e-mail. Mas imagina como você ficaria se soubesse que a outra pessoa não respondeu, acho que não seria justo com você ou com as outras pessoas que participaram ficar de fora só porque a pessoa que ganhou não responde. Acho que é um jeito de manter uma ordem, sabe.
Mas cada um tem sua opinião, e respeito todas.
Beijinhos!

Camila.

loucuradelivros.blogspot.com.br

Postar um comentário


up